Mídia Social para Terapeutas
- Gabi Carvalho
- 2 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Use as mídias sociais de maneira certa para divulgar a sua prática terapêutica.
A mídia social para terapeutas pode ser feita de forma ética e eficaz. Com o mundo adotando as mídias digitais em um ritmo tão acelerado, é muito raro encontrar uma empresa que não tenha presença online ou que não use alguma forma de mídia social.
Além disso, com todas as restrições da Covid-19, a maioria dos consultórios terapêuticos agora oferece seus serviços online. É completamente compreensível que com tantas plataformas de mídia social disponíveis hoje e novas surgindo com frequência, você pode se sentir um pouco confuso ou até oprimido pelo número de opções.
Uma dúvida da grade maioria dos terapeutas é sobre as questões éticas de como se apresentar nas redes sociais, mas não deixe que isso o impeça de divulgar o seu trabalho online, pois, antes de ser um terapeuta, você também é um empresário e precisa pagar contas. E a web é onde você pode encontrar uma grande parte da sua clientela potencial (mais de 85%) que está procurando por você. Tudo que você precisa é de uma presença e engajamento profissional na mídia social.
Continue lendo para descobrir o porquê e como, as considerações éticas e obter mais informações sobre as várias plataformas de mídia social que você pode usar facilmente.
Por que o terapeuta deve usar as mídias sociais?
Uma forte estratégia de mídia social pode ajudá-lo a amplificar seus esforços de marketing e garantir que você está compartilhando conteúdo consistente e valioso que ressoa com seus colegas, bem como, com clientes existentes e potenciais.
Existem 2 razões principais para a sua prática de terapia estar nas redes sociais:
1. Construção de relacionamento
Postar conteúdo confiável, identificável e relevante pode ajudá-lo a construir reconhecimento, conectar-se com seus colegas e também mostrar sua confiabilidade. No entanto, você deve garantir que seu conteúdo nunca revele informações do cliente.
Certifique-se de escolher:
A plataforma certa - Seu público, sejam colegas ou clientes, determinará a plataforma que você usará.
LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok
O conteúdo certo - Publique conteúdo que seja útil e intimamente associado ao seu negócio de terapia ou bem-estar. Compartilhe artigos úteis, citações interessantes, imagens ou vídeos relevantes
2. Aumente o alcance e a classificação do seu site
Ao postar informações úteis em seu site ou nas mídias sociais, as pessoas verão você como o recurso de referência para qualquer coisa relacionada à saúde mental e bem-estar. Repostagens, compartilhamentos e curtidas, todos dão um sinal social e podem ter um efeito nas classificações de busca orgânica.
Além disso, com o uso ativo das mídias sociais, você aumenta a autoridade do domínio e o número de links para o seu site, proporcionando benefícios de SEO. Além disso, a interação social traz tráfego direcionado e engajado para o seu site.
COMO USAR MÍDIAS SOCIAIS
Agora você sabe porque precisa das mídias sociais. Mas lembre-se de que a ética e a privacidade do cliente sempre serão sua prioridade.
Ao criar uma presença na mídia social, aqui estão duas coisas cruciais que você deve considerar:
Tornando-se um líder inovador em sua área - O conteúdo que você cria e compartilha permite que seus seguidores o conheçam profissionalmente e o vejam como um especialista. A mídia social permite que você reforce sua liderança inovadora em sua área de atuação.
Criação de uma página profissional para sua prática terapêutica. Por exemplo, você pode criar uma página do Facebook ou no Linkedin, exclusivamente para a prática por meio de sua conta. Você também pode abrir uma conta comercial no Intagram ou no Twitter.
Para ajudá-lo a aproveitar a mídia social de forma eficaz, considere o seguinte ao criar e executar uma estratégia de mídia social para sua prática.
PLATAFORMAS DE MÍDIA SOCIAL

Maior plataforma de mídia social - 2,7 bilhões de usuários em 2020.
Crie uma página de negócios para sua prática (separada do seu perfil pessoal do FB).
É gratuito e você pode gerenciá-lo em sua conta normal do Facebook.
Forneça suas informações de prática e compartilhe informações interessantes
Comece a fazer com que as pessoas 'curtam' sua página para ampliar seu alcance social.
Compartilhe: artigos de que você gosta, postagens repletas de fatos, ideias e dicas para o bem-estar mental ou citações que você acha inspiradoras.
1 bilhão de pessoas usam o Instagram mensalmente.
Conhecido por ser extremamente visual.
Use-o como uma ferramenta de branding para o seu negócio de terapia.
Usar hashtags relevantes para o seu nicho ajuda as pessoas a descobrirem você no Instagram.
Envolva-se com contas semelhantes - constrói conexões e credibilidade.
Compartilhe: imagens divertidas, vídeos curtos, sessões ao vivo, bobinas
Twiter
O limite de palavras limitado permite criar conteúdo conciso e nítido.
Ótima maneira de se conectar com seu público por meio de mini conversas públicas.
Leia, responda e retuite coisas interessantes que você leu e que são vagamente relevantes para o seu nicho de terapia.
Compartilhe: artigos, palavras de sabedoria, ideias sobre tópicos em alta
Serviço de rede social voltado para negócios
Crie uma página da empresa (semelhante à página de negócios do Facebook).
Use o LinkedIn para se conectar com outros profissionais em seu setor e localização
Junte-se a grupos relacionados à sua prática e interaja com outros membros.
Compartilhe: artigos (seus e de outros), comente postagens, estabeleça uma liderança inovadora
Youtube
O YouTube é a melhor plataforma para compartilhar conteúdo de vídeo.
Ajuda seus espectadores a se relacionarem com você - Uma ferramenta eficaz para construir confiança.
Interaja com seus seguidores respondendo aos comentários.
Compartilhe: dicas e conselhos sobre saúde mental / tópicos populares, desmistificando mitos, campanhas de conscientização
Tik Tok
Popular entre adolescentes e jovens adultos.
Procure reduzir o estigma em torno da terapia e das condições de saúde mental.
Como os seguidores são mais jovens, é preciso ter mais cuidado com o conteúdo.
Compartilhe: dicas e conselhos para lidar com a ansiedade, questões sociais, atenção plena, campanhas de conscientização

Existem muitas maneiras de usar a mídia social!
Você não precisa usar todas essas plataformas de mídia social. Como prática recomendada, a plataforma de mídia social que melhor se adapta a você deve se alinhar ao seu nicho de prática, aos seus clientes e ao seu objetivo final.
Por exemplo, se você atende a um público mais jovem, Instagram , TikTok e YouTube são ótimos canais para mostrar seus pensamentos por meio de imagens e vídeos. Um público um pouco mais velho e mais maduro provavelmente encontrará você no Facebook, Google+, Twitter ou LinkedIn
É importante manter todas as considerações éticas e a privacidade do seu cliente como sua principal prioridade. Depois de descobrir isso, comece a compartilhar conteúdo criativo, construtivo e consistente que apóie sua especialização.
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